sábado, 20 de setembro de 2008

Eleições 2008


Talvez seja assim em todo lugar, mas eleições municipais em uma cidadezinha como a minha são um barato!


Tipo, qual a chance do atual ou futuro Presidente da República ou Governador do Estado vir bater na porta da sua casa, entrar, tomar um suco, refrigerante ou cafezinho, bater um papo e, claro, contar contigo no dia 1° de Outubro?


Desses encontros acabam saindo momentos impagáveis.


Você sabe que o sujeito está ali única e exclusivamente para pedir seu voto. Ele (que não é tonto nem nada) sabe que você sabe disso.


E você sabe que ele sabe que você sabe o motivo da visita!


Fica aquela troca de sorrisos amarelos, aqueles comentários típicos de falsa intimidade:


"O que você anda fazendo da vida?", "Poxa, você sumiu! Ou fui eu?" ou ainda o clássico "Nossa, parece que você engordou um pouquinho!".


Pra este último, um amigo meu deu uma resposta que me fez rachar o bico de rir (por conhecer ambos os envolvidos, claro):


"Não tanto quanto você!".




Nas eleições municipais escolhemos o futuro prefeito (o/a vice vem de brinde) e vereadores, e numa cidade pequena há muito mais chances de se conhecer os candidatos, se é que já não conhecemos!


E quando eu digo conhecer é conhecer mesmo, pessoalmente!


Alguns são antigos colegas de escola, companheiros de trabalho, vizinhos e até parentes.


Aí é que a coisa começa a complicar...


Você, sinceramente, votaria no seu primo, chefe ou naquele amigão da escola para vereador?


O correto mesmo é deixar o lado pessoal de fora (algumas pessoas não tem o rabo preso).

Avaliar uma a uma as opções, sem preconceitos, buscando apenas o bem coletivo.


É sábio lembrar que os eleitos terão sobre seus ombros o dever e a responsabilidade de administrar da melhor maneira uma cidade para todos os seus habitantes (inclusive aqueles que votaram contra, por assim dizer...), não apenas para uma corja de vermes lambedores e puxa-sacos que infelizmente existe em todos os lugares.


Utopia?

Talvez...


Mas cabe a nós escolher!


Quem são os mais preparados para os cargos?


Os mais honestos?


Idôneos?


Íntegros?


Escolha bem...


Melhor ainda, DECIDA bem!

Escolha me sugere acaso...


Decida quem vai zelar por você e seus próximos pelos próximos quatro anos.





A título de curiosidade:

Pela primeira vez em dez anos, não vou votar.

Inventaram de marcar essas eleições bem no dia seguinte ao casamento da minha prima!

Pra evitar correria (a festança será em São Paulo) eu e minha família vamos ficar por lá mesmo no domingo, comer a lazanha da vovó e voltar após o entardecer.


Aos que ficam, eu sugiro que votem com consciência.


Esqueçam promessas absurdas de campanha, palavras dadas em troca de favores (futuros ou não), medo de perder alguma coisa, aquele sentimento de dever obrigação para alguém...


O voto é secreto.


Na hora H são só você e a urna.


E ela é discretíssima!

Nenhum comentário: