segunda-feira, 12 de abril de 2010

Gatodebuguduguruiê!


Daqui a pouco vou ter que mudar o nome do Blog de tanto que falo de felinos por aqui.


O caso é que entre os admiradores de gatos e os de cachorros, sempre há a dúvida: 
Qual o mais inteligente?


Questão intrigante que pode vir a ter várias respostas diferentes dependendo do ponto de vista de quem responde e, principalmente (diga-se de passagem), de sua preferência pessoal.


Admirador que sou desses dois tipos de bichos (embora tenha no momento mais bichanos do que Totós/Lulus em casa), vou analisar o caso friamente a partir de uma experiência pessoal e levando em conta que estava lidando com indivíduos e não com a espécie inteira..


Caso 1 - A alguns anos atrás eu tinha uma Capa-Preta chamada Danger que já adulta teve que tomar antibióticos duas vezes ao dia durante quinze dias. 
Para dar o antibiótico dela bastava quebrar o comprimidão ao meio, metê-lo no meio de uma bolota de carne moída e jogar pra ela, que abocanhava a medicação disfarçada ainda no ar e engolia tudo de uma vez, sem pestanejar. 
Assim foram os quinze dias do tratamento.


Caso 2 - Um filhotinho da minha gata (que hoje está com pouco mais de dois meses) nasceu com alguns probleminhas e entre outras medicações precisa tomar duas doses diárias de antibiótico líquido de doze em doze horas. Cada dose corresponde a uma unidade de medicação (tirada numa seringa de insulina, o que deve equivaler pelos meus cálculos a uma gota da solução). 
A princípio bastava pegar o gatinho, colocar a seringuinha na boca dele e apertar que ele engolia tudo sem nem perceber. 
Passados uns dois dias do tratamento ele passou a lutar quando era pego pra tomar a dose. 
Depois ele não se deixar mais apanhar tão facilmente ao me ver com a seringa na mão, e lutava ainda mais violentamente quando pego.
A última agora é que ele descobriu o horário da medicação, se esconde bem na hora (dá o que fazer pra encontrar uma vez que ele sempre muda de esconderijo) e a luta na hora de fazê-lo tomar o antibiótico fica cada vez mais dura! Bom, sinal de que está melhorando, pelo menos...
Eu fico só imaginando o que vai ser depois.Ele vai me matar enquanto durmo porque o gosto do xarope é ruim?


Sim, são casos diferentes, não tem como esconder a medicação do gato como a do cachorro pra fazer passar batido.
E outra, vai que a Danger sabia que estava tomando o remédio pro seu próprio bem e por isso não fazia birra!

Nenhum comentário: