domingo, 11 de novembro de 2007

Divagações sobre a máscara



Quem me conhece sabe que eu adoro filmes de terror.


Quem não conhece mas já andou dando uma espiada neste meu Blog já deve ter percebido tb, afinal eu já dei isso a entender em um post e deixei bem claro em outro.


Dentro deste gênero, minha série favorita é Sexta-Feira 13 (talvez por ter feito parte da minha infância na nostálgica década de 80, quando o papel que hj pertence a computação gráfica era muito melhor exercido por monstros mal feitos de borracha).


Quem se interessar, pode se juntar a minha comunidade Camp Crystal Lake no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=7440735 onde se encontram várias informações sobre todos os filmes da série, curiosidades, opiniões, dentre outras coisas.


A seguir vou transcrever um tópico que postei por lá:


Sobre a Máscara
Eu lembro de que antigamente (quando eu tinha uns dez/onze anos) um dos momentos mais esperados durante uma sessão de Sexta-Feira 13 era a hora em que o Jason apareceria sem máscara.
A expectativa era grande, todo mundo queria saber como era a cara dele e reclamava quando não dava para ver direito (como nas partes seis e oito, onde ele só é "desmascarado" na história por pouco tempo e não dá para ver com detalhes). Hoje eu vejo as coisas de um jeito um pouco diferente...
Assassinos como no filme Pânico, Lenda Urbana, Eu Sei o Que Vocês Fizeram No Verão Passado e outros genéricos usam suas máscaras/disfarces para ocultar sua identidade. No caso do Jason, a máscara de hóquei acabou se tornando a própria identidade, o símbolo do asassino. Sem ela ele visualmente não passaria de mais um zumbi putrefado com roupas podres.
A máscara é o seu diferencial (ao menos na estética visual).Algo parecido acontece com Michael Myers, com a diferença de que não há uma lógica no fato dele usar máscara (ao menos no primeiro filme. No segundo ele teve o corpo inteiro queimado), já que ele não possui nenhuma deformação e nem precisa esconder sua identidade já que vai para uma cidade (Haddonfield) onde ninguém o conhece.
Aliás, só por curiosidade, a máscara que ele usa no primeiro filme é a do Capitão Kirk (da série Jornada nas Estrelas) pintada de branco .

Nenhum comentário: